22 de setembro de 2013

Sentel York - Os Três Imperadores - Diego de Lima


Então, cá estou eu novamente postando, mais uma vez, sobre o maravilhoso livro do nosso autor parceiro Diego de Lima, da editora Dracaena - nossa editora parceira, aliás.

Li o livro em exatamente um dia graças à sua estrutura dinâmica, veloz e altamente fascinante. Acredito que vocês também lerão rapidinho e ficarão ansiando pelo segundo livro que, provavelmente, sairá agora em Outubro - assim que sair, aliás, postarei sobre o lançamento, noite de autógrafos e tudo mais!

Agora, sem mais, vamos à resenha.

"Numa realidade alternativa, o mundo como nós conhecemos não existe mais, dando início a uma nova era. Os poucos documentos que chegaram à era apocalíptica, como ficou sendo chamada, mostram que, por volta da metade dos anos dois mil, o mundo entrou em colapso devido a uma guerra global por recursos naturais, levando o planeta à beira da destruição e acabando de vez com a avançada civilização que existia. Essa guerra ficou conhecida como a Guerra Final e, somada a doenças devastadoras que foram desenvolvidas a partir de armas biológicas, reduziu a população mundial que era de aproximadamente oito bilhões para pouco menos de trezentos milhões.

A barbárie e o caos acabaram com a era cristã e deram início a selvageria e em uma única lei, a lei da sobrevivência. Nesse mundo obscuro, surgiu a figura dos imperadores, homens que, por possuírem certas poucas tecnologias como torre de rádios para a comunicação, veículos para a locomoção a longas distâncias, criação de animais para a comida e principalmente reservas de água, o bem mais precioso, agruparam-se em torno de um "elite" e escravizaram quem estava ao seu redor.

Sentel York é a última cidade remanescente na Terra, e onde acredita-se que se possa recomeçar a civilização, e a disputa por seu controle será mortífera. E em meio a esse cenário de guerra e de conspirações Eric, um ex-major da extinta Força Especial da Salvação, um grupo para-militar que lutou contra a tirania nos tempos de guerra, terá a sua vida mudada depois de um encontro inesperado com Safira, uma menina de apenas dez anos. Ela está sendo perseguida por um dos Imperadores que acredita que ela seja a chave para controlar toda a cidade. Dessa forma, Eric passa a ser seu protetor e uma caçada eletrizante começa para se colocar as mãos na menina.

Eles farão de tudo para tê-la. Eric fará de tudo para que eles não consigam".

Editora: Dracaena.
Ano: 2012

    Os Três Imperadores é o primeiro livro da série nacional SENTEL YORK, do Diego de Lima. Como está na sinopse, o ele conta a história de Eric, um ex-major de uma chamada Força Especial da Salvação. Durante a leitura, vamos nos acostumando com Safira, a garotinha de dez anos, e os Três Imperadores: Chacal, Bu e M.


    Na realidade, o livro não mostra somente o ponto de vista de Eric, mas sim de todos os outros personagens, como Cassius, os três Imperadores, Gato e até mesmo a menina Safira. Com uma escrita de fato dinâmica, nós observamos o decorrer da história de uma forma espantada - já que o livro todo dura, mais ou menos, um dia! - e não conseguimos não nos surpreender com alguns fatos.
    
    Toda a história de Sentel York ocorre num mundo pós-apocalíptico, como já foi dito, na cidade de Sentel York, a única que restou no mundo.
    
    Sentel é dividida em duas partes: Sub-York, que é todo o subterrâneo de Sentel, e a Cidade de Cima - nome auto-explicativo, eu imagino. Entretanto, a Cidade de Cima é dividida em duas 'zonas'; a vermelha e azul.

    Essas três áreas de Sentel são governadas pelos Três Imperadores: Chacal com a zona vermelha, M com a zona azul e Bu, com toda Sub-York. E durante toda a leitura do livro, Diego nos introduz nos modos macabros de Chacal, no mistério que envolve a fisionomia de M e na falsidade que percorre as veias de Bu.


    Devo avisar que, para quem está acostumado com grandes deliberações mentais, filosóficas e sociológicas por parte dos personagens, que pode ser que demore a se acostumar com o ritmo de Sentel.

    Eu mesma fiquei um pouco deslocada - havia acabado de sair de Precisamos Falar Sobre o Kevin - e depois de TANTA reflexão mental sobre psicopatas e afins, me deparei com um livro totalmente diferente! Não somente pela questão da história, obviamente, mas pela questão da própria dinâmica.

    Caso não estejam conseguindo captar como o livro é rápido e dinâmico, eu direi que todas as 257 páginas, se passam em, mais ou menos, dois dias - no máximo! - e que Diego vai nos impondo perseguições, mistérios, caçadas e tantas surpresas e choques, que eu tive que parar de ler o livro, pensar, e voltar a ler.

    Pode ser que, para essas pessoas mais acostumadas à reflexões, que demore um pouco para se acostumarem, mas depois que pegam o
jeito da coisa, toda a história flui de uma maneira muito agradável e com diversas situações enervantes e personagens repugnantes.
    

    Não quero dar nenhum spoiler da história, mas acho que essa é uma daquelas histórias imperdíveis, que todos não podem deixar de ler!

    Ah, mas somente um aviso: Diego tem uma certa tendência a 'Martin', se é que me entendem. Todos os personagens que eu realmente gostava... Bem, pois é. Pelo menos n'As Crônicas de Gelo e Fogo, Arya Stark ainda está viva (obrigada, deuses antigos q).

    Leiam Sentel York! E, fiquem atentos, postarei em breve sobre o segundo livro da série - Sentel York - A Batalha Pelo Amanhecer.


9 comentários :

  1. Excelente resenha Ana! Até eu fiquei com vontade de ler! rsrsrs
    Justamente por ser um livro muito dinâmico é preciso ler o livro mais de uma vez... todo vez que releio acho uma coisa nova... uma nova interpretação!
    (obs: o livro passa no período de 24 horas...rs)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com medo da parte da tendência a Martin kkkk Até onde li meu personagem favorito ainda não morreu UHSUAHSUAHU Fiquei curiosa pra ler, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha me fez conhecer uma estória bem interessante, cheia de fatos e acontecimentos que culminaram com a destruição ou quase do mundo. Fiquei curiosa com esse fato e muito curiosa a respeito. Quero ver se leio assim que possível. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo!!! Adorei. Exatamente o estilo de livro que eu gosto de ler, histórias complexas e geniais!!!

    ResponderExcluir
  5. Um livro que parece ser fiel ao que se pensa sobre Apocalipse.

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro para ser bem legal, espero lelo em breve.

    www.obaudosmelhores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parece ser legal sim mais sei lá só lendo mesmo pra saber se eu ia gostar mesmo ou não.
    http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. assim que li a parte que falava que o mundo como conhecemos nao existia mais , pensei na hora em jogos vorazes, ma pela resenha percebi que nao tem nada a ver. Gostei da resenha, agora que eu to começando a conhecer os autores brasileiros e to gostando muito do que to vendo, ou melhor, lendo.

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha me despertou vontade em ler, essa realidade alternativa de guerra final e tudo mais sempre me interessa, e para ler em um dia significa que é muito bom mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir